

Os Clãs de Khaz Modan
Khaz Modan é um império anão regido por seus próprios costumes e leis. Nele, nove clãs ativos dominam vastas regiões, e cada clã é representado por um líder escolhido por seus membros. Esses representantes se reúnem para eleger o kaiser, que governa o império como um todo.
Cada grande região é subdividida em territórios menores, chamados pináculos, que são administrados por famílias distintas. Essas famílias, unidas por antigos laços de parentesco e casamento com o clã dominante, convivem dentro de torres onde mantêm relações de inquilinos com o clã local.
A terra é tradicionalmente controlada por um clã ou família, e a maioria dos negócios é de caráter familiar. Devido à longa tradição dos anões, a criação de uma nova família é um evento raro.

A origem de Khaz Modan
Há muito tempo, o reino dos anões caiu nas mãos das forças daelkyr de Dyrrn, o Corruptor, e seus lacaios, que ainda vagam pelos salões do Reino Inferior. O anão Khaz redescobriu o lugar durante os primeiros dias da Última Guerra, encontrando-o invadido por aberrações e cheio de estranhos simbiontes.
Este evento causou muita controvérsia entre os clãs de anões da época, com alguns rejeitando os simbiontes e sua magia daelkyr (como o Clã Martelo do Trovão) e outros os abraçando totalmente ou pelo menos desejando experimentá-los (como o Clã Forja das Sombras).
Sol Udar, ou o Reino Abaixo como é conhecido, já foi muito mais avançado do que qualquer nação moderna em Alderion, sendo repleto de magníficos tesouros mágicos e artefatos, mas agora está dominado por horrores daelkyr e simbiontes grotescos. Os Khaz agora estão presos em um impasse contra as forças de Dyrrn (uma guerra que eles chamam de Dol Udar, "a Guerra Abaixo"), já que não os perseguirá além das fronteiras do Reino Inferior.
Os clãs de Khaz Modan se enquadram em um espectro em termos de sua posição sobre os simbiontes encontrados em Sol Udar - alguns os rejeitam e destroem veementemente, outros são ambivalentes, mas outros são curiosos e desejam experimentar, e alguns ainda os abraçam totalmente, não tendo escrúpulos em usá-los. As Montanhas de Khaz Modan são ricas em metais e em minérios preciosos, e os anões exercem considerável poder econômico para uma nação tão pequena.
Os anões Khaz há muito são mineiros e guerreiros, orgulhosos de seus clãs e tradições. E os clãs há muito contam histórias dos grandes feitos de seus ancestrais - de anões que governaram um vasto domínio abaixo das raízes das montanhas, que lutaram contra os antigos goblins muito antes de a humanidade chegar a Alderion, de artífices que criaram maravilhas nas profundezas da terra. De acordo com essas histórias, os primeiros senhores do clã foram exilados do Reino Inferior por seus modos selvagens e imprudentes - mas algum dia, quando Khaz trilhar um caminho justo, os portões do Reino Inferior serão abertos para eles mais uma vez.
Nos primeiros dias da Última Guerra, as lendas foram reveladas como verdadeiras. Indo cada vez mais fundo, os mineiros Khaz alcançaram um antigo salão. Existia mesmo um vasto reino subterrâneo abaixo das Montanhas das Raízes de Ferro, e os antigos anões que esculpiram esses salões produziram artefatos incríveis e armas lendárias. Mas aqueles anões morreram há muito tempo. O daelkyr Dyrrn, o Corruptor, reivindicou o Reino Inferior, e os lacaios do Labirinto Imundo estão espalhados por seus corredores. Dolgrims, dolgaunts, devoradores de mente e outras aberrações vis habitam nas profundezas. Derros degenerados habitam entre essas criaturas, talvez sejam os últimos remanescentes dos anões de outrora.
Desde essa descoberta, os Clãs de Khaz Modan travam uma guerra para recuperar suas propriedades ancestrais. As aberrações ainda não montaram uma contraofensiva ou uma defesa verdadeiramente organizada, e os anões estabeleceram uma cabeça-de-ponte nas profundezas. Ao longo do caminho, eles recuperaram relíquias dos antigos anões e armas e ferramentas dos próprios daelkyr - armas vivas e itens conhecidos como simbiontes. Alguns dos clãs - notadamente o Clã Martelo do Trovão, o mais forte dos fortes - assumem a posição de que todas as coisas ligadas aos daelkyr são abomináveis e que qualquer uso de tais coisas levará à corrupção. Mas outros - principalmente o Clã Forja das Sombras - afirmam que os simbiontes são apenas ferramentas e que as armas do inimigo podem ser usadas contra eles.
Ao longo de décadas, a Forja das Sombras e seus aliados trouxeram simbiontes para suas vidas diárias, encontrando novos usos para essas ferramentas vivas. Os seus bruxos encontraram maneiras de usar o poder dos próprios daelkyr. Esses bruxos juram que usarão esses poderes apenas para o bem de Khaz Modan, mas os puristas do Martelo do Trovão murmuram que não pode haver tráfico sem corrupção.
Dias atuais
Hoje, os anões continuam sua lenta guerra na escuridão. Ocasionalmente, uma força de aberrações procura erguer-se das profundezas, mas no geral há um impasse; os Khaz reivindicaram salões superiores, mas será necessário um grande esforço para pressionar mais fundo. Do ponto de vista prático, isso significa que há uma vasta masmorra abaixo de Modan. Muitos clãs ficariam felizes em ter aventureiros entrando mais fundo nos salões mantidos pelos daelkyr sob seus domínios, especialmente se esses aventureiros incluírem entre eles um anão de sua linhagem.
Este é um foco especialmente lógico para um anão com antecedentes nobres; entre muitas das linhagens de clãs, os anciões afirmaram que se seus herdeiros quiserem um território, eles devem recuperá-lo do Reino Inferior. Então, por um lado, as Fortalezas de Khaz Modan são moldadas pelo conhecimento dos Reinos Inferiores - a consciência de que há riqueza e poder incalculáveis a serem obtidos nas profundezas, combinados com o conhecimento de que um inimigo mortal com poder vasto ainda não testado fica sob seus pés.
Dyrrn, o Corruptor, ainda não lançou um ataque organizado contra a superfície, mas muitos acham que é apenas uma questão de tempo. Alguns dizem que é uma questão de cutucar o ninho de vespas, que todo o tráfego com o Reino Inferior deve ser interrompido antes que Dyrrn suba. Outros acreditam que Dyrrn está ganhando tempo enquanto espalha sua corrupção por meio de seus simbiontes e cultos - indicando que Dyrrn já está atacando Khaz Modan, mas não pela força bruta. Outros dizem que essas são as desculpas dos covardes: que as aberrações não são tão fortes quanto os outros pensam, e que os fortes deveriam lançar uma campanha concentrada para recuperar totalmente o Reino Inferior.
Os Clãs de Khaz Modan
Clã Barbas Longas
Clã Machado Selvagem
Clã Determinação de Ferro
Clã Barba de Fogo
Clã Martelo do Trovão
Clã Forja das Sombras
Clã Barba de Gelo
Clã Lobos do Mar
Clã Coração de Pedra