

Casa Jorasco
A Marca da Cura apareceu pela primeira vez entre os halflings das Planícies de Khitai há cerca de 3000 anos. Quando Karrn, o Conquistador, marchou para o sudeste, ele – e, por extensão, o restante do centro de Alderion – teve o primeiro contato com as tribos Jorasco e a Marca da Cura.
Após longas negociações com os governadores de Karrn e os barões das outras casas dracônicas, Jorasco tornou-se uma casa plena. Contudo, ao contrário dos seus equivalentes na Casa Ghallanda, os halflings de Jorasco em grande parte abandonaram suas raízes tribais nômades e passaram a se integrar firmemente à cultura e à sociedade das Cinco Nações.

Baronesa Ulara d'Jorasco

Ulara d'Jorasco: Matriarca da Casa Jorasco e líder da Guilda dos Curandeiros, passa a maior parte de seu tempo estudando e aprimorando suas habilidades no hospital de treinamento da Guilda.
Ela delega a maior parte dos assuntos cotidianos dos enclaves espalhados por Alderion aos membros mais responsáveis, gerenciando os negócios por meio de intermediários e representantes conforme a necessidade. Por isso, conselheiros e funcionários da casa entram e saem de seu hospital o dia inteiro.
O conhecimento de Ulara sobre pragas históricas foi fundamental para conter uma epidemia moderna que eclodiu no noroeste de Alderion, por volta de 948 DG. Esse feito lhe rendeu o apreço de todo o oeste de Alderion.
Ulara demonstra pouco interesse por política e diplomacia se comparada a outros líderes de casas dracônicas.
Visão Geral da Casa
Líder e Sede: Baronesa Ulara d'Jorasco comanda suas operações de Raeghal
Principais produtos: A Guilda dos Curandeiros é o principal serviço da Casa
Jorasco. Eles oferecem tanto cura mundana quanto mágica para aqueles que
podem pagar, em seus hospitais e enclaves de cura por todo Alderion. Os
membros da guilda incluem herbalistas, alquimistas, médicos, bem como alguns
clérigos e adeptos do Panteão Soberano e da Chama Sagrada. Poucos procuram a
cura através da igreja (mesmo que estejam dispostos a pagar), e geralmente apenas
os mais devotos dentro de uma religião recebem esse tipo de atendimento.
Raça com a Marca da Cura: Halflings.
Os halflings da Casa Jorasco possuem a Marca da Cura, e suas boas ações já salvaram inúmeras vidas. Frequentemente, trabalham lado a lado com a Casa Ghallanda, garantindo aos viajantes acesso a tratamentos e socorro mesmo em áreas remotas. Para aqueles que devem sua saúde ou vida à Marca da Cura, o nome Jorasco é exaltado. Ao mesmo tempo, Jorasco não é uma instituição de caridade. Como uma casa dracônica, é uma fortaleza econômica de proporções épicas, oferecendo seus serviços a todos que deles necessitam – e que podem pagar. Essa abordagem mercenária de socorro desagrada muitos, especialmente os pobres e necessitados que não podem arcar com os custos dos serviços de um curandeiro, independentemente da necessidade.
Mundos distintos
Assim como sua irmã, a Casa Ghallanda, a Casa Jorasco nasceu nas Planícies de Khitai. Diferentemente dos halflings de Ghallanda, os halflings de Jorasco há muito abandonaram as tradições da vida tribal em favor das tradições cosmopolitas do centro de Alderion. Hoje, os halflings de Jorasco têm pouca ou nenhuma ligação com os modos de vida de seus ancestrais nômades, estando firmemente enraizados no estilo de vida das Cinco Nações.
A Casa Jorasco está estabelecida há muito tempo como a principal fonte de cura em Alderion, tendo, com habilidade, expulsado os templos do Panteão Soberano e da Chama Prateada do negócio da cura, séculos atrás. O advento da Última Guerra fez com que os curandeiros de Jorasco se espalhassem por todo o continente. Ao manter uma postura firmemente neutra, a casa pôde servir a todos os lados daquele conflito, fornecendo cuidados mundanos aos soldados e cura mágica aos oficiais que dirigiam a guerra.
Os curandeiros de Jorasco auxiliaram em importantes operações militares e participaram de missões conjuntas com a Casa Ghallanda, oferecendo descanso e tratamento aos feridos, longe das linhas de frente. Mesmo após o fim da Última Guerra, Jorasco ainda colhe os benefícios daquele sombrio conflito. Aqueles que foram marcados pela batalha requerem cuidados para toda a vida agora que a guerra acabou – e tais cuidados são a especialidade da Casa Jorasco. Desde o término do conflito, a casa expandiu o número de enclaves e casas de cura que administra em quase um terço, incluindo a abertura de centros financiados pelos reinos para veteranos da Última Guerra em cada nação.
O preço da cura
Inicialmente, a Casa Jorasco era a tribo Jorasco, um conjunto de linhagens familiares relacionadas. Rejeitando as tradições endurecidas pelo combate das tribos de Khitai, os halflings de Jorasco garantiam seu sustento por meio de suas habilidades de cura: desde a parteira, passando pelo cuidado de guerreiros feridos, até o auxílio aos moribundos em seus últimos momentos. Sua habilidade era remunerada pela família ou tribo do indivíduo em recuperação, numa troca de presentes e serviços que era a convenção esperada na cultura de Khitai.
Quando a tribo se transformou em Casa, a dinâmica mudou. Ao fundar a casa e estabelecer sua sede em Karrnath, Jorasco logo se viu em dívida com a Casa Cannith e a Casa Sivis – uma dívida que exigia que os serviços de Jorasco fossem pagos em moeda, e não em gentileza.
Com o tempo, os curandeiros da Casa Jorasco passaram a operar com uma tabela de honorários fixa, exigindo pagamento antecipado. Essa tabela inicial foi concebida para sustentar os curandeiros em troca do tempo dedicado ao cuidado dos outros. Contudo, à medida que a casa se tornou mais bem-sucedida, o pagamento deixou de ser uma questão de sobrevivência e passou a ser uma questão de lucro.
Os Editos de Korth codificaram essa situação de certa forma, impedindo que as casas possuíssem terras e forçando-as a concentrar suas fortunas exclusivamente em ouro. Desde então, a missão de cura de Jorasco sempre foi equilibrada pela paixão da casa pelo lucro, uma realidade que irrita aqueles que mais necessitam dos dons de Jorasco.
A Última Guerra
A Última Guerra significou milhares de ferimentos de batalha e epidemias periódicas de doenças, o que, por sua vez, impulsionou os negócios para essa casa halfling. Seus médicos eram oficialmente não-combatentes contratados pelos exércitos das Cinco Nações durante o conflito, mas os curandeiros de Jorasco rapidamente se acostumaram a trabalhar em meio aos perigos das linhas de frente. No entanto, o fim da guerra pode ser ainda mais lucrativo, pois os halflings de Jorasco estendem cuidados contínuos àqueles que foram feridos ou ficaram permanentemente incapacitados durante o conflito.
No entanto, rumores perturbadores surgiram durante a guerra em relação à casa dos halflings. Alguns dizem que a casa começou a usar seu conhecimento médico para criar armas biológicas em segredo para certas nações, testando-as em prisioneiros de guerra que os governos não podiam se dar ao luxo de manter. Fato ou boato, uma coisa é certa, a primeira coisa que qualquer alderiano sente ao ver o símbolo da Casa Jorasco, é alívio, de ter a certeza de que a salvação está a algumas moedas de distância.

O grifo é o símbolo da Casa Jorasco